Entre os dias 10 e 12 de maio, a Alfândega do Porto foi a “casa” que acolheu mais de 20 empresas expositoras na segunda edição do Alfândega Joias. O certame, que decorreu num “ambiente minimalista e intimista”, demonstrou a dinâmica do setor de ourivesaria, joalharia e relojoaria e confirmou que “tem pernas para andar”.
Criado pela necessidade de “juntar o setor”, o Alfândega Joias foi, pelo segundo ano consecutivo, um sucesso. A Alfândega do Porto abriu mais uma vez as portas a este certame nacional, que contou, este ano, com mais de 20 empresas expositoras. O local, sob os braços do rio Douro, pensado “para dar oportunidade de reunir o maior número de empresas possível”, atraiu cerca de 380 visitantes, mais 180 que no ano anterior.
Nas palavras de Tiago Teixeira, mentor do evento, esta segunda edição “foi de todo muito mais completa, tanto a nível de expositores presentes, como a nível de visitantes”. Para o mentor, a avaliação do evento é “super positiva”, mencionando que, no modo geral, todos ficaram “muito felizes com o resultado e com a adesão de tantos clientes”.
Questionado sobre o feedback recolhido das empresas e profissionais presentes no evento, Tiago Teixeira fala de um feedback “ótimo”, tal como na primeira edição, de 2023, apontando como principais razões o maior número de empresas presentes, o espaço diferenciado, e que está “muito perto da capital da ourivesaria”, e o aumento do número de visitantes. “A sala esteve muito bem preenchida e os três dias do evento refletiram a necessidade de realização do mesmo. Por essa razão, iremos dar continuidade ao evento e o local será o mesmo”, reforça.
A ideia é manter o evento diferenciado, num espaço acolhedor, com um ambiente minimalista e mais intimista. Tiago Teixeira sublinha que a edição de 2025 será igualmente de sucesso, esperando “conquistar” mais empresas participantes dos mais diversos segmentos do setor, ter uma sala “bem preenchida” e uma oferta “muito abrangente”, que possa agradar e trazer ainda mais visitantes.
Empresas expositoras
O segundo evento dedicado à joalharia Made in Portugal contou com a presença das marcas Gravotech Distributor, Daniel Oliveira, Susena Joias, Nortestojo, Vi Renascer, Barroso Pratas, João Paulo Ferreira, GoFrey, Run’s, Torres & Ferraz Jóias, G Madeira Pais & Pinheiro, PCO Embalagens, Goris, Invertzo, Different Sphere, Global Argenti, Pedras Riscas, Eugénio Campos Jewels, Iat Pratas, Baoba – Teresa Paula Barbosa, Claudiouro, Castrus, JLD Jóias e Amag.























