Entre os dias 9 e 11 de maio, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolheu, pelo terceiro ano consecutivo, o evento que reuniu 31 empresas expositoras dos mais variados segmentos da ourivesaria e relojoaria nacional.
Idealizado por Tiago Teixeira (IAT Pratas), o evento surgiu com o propósito de unir o setor, criando um espaço dedicado ao networking e negócios, num ambiente marcado pela simplicidade e proximidade. Em 2025, a proposta manteve-se fiel a este espírito, com um espaço bem preenchido, oferta diversificada e forte aposta na promoção da joalharia made in Portugal e além-fronteiras.
Entre os novos expositores destacaram-se Eternamente Joias, LIU JO, Mood Jewellery, Madeira Pais & Pinheiro, Infinite Shine e Centeralia. Duas entidades de peso também marcaram presença: a INCM-Contrastaria, focada na regulação do mercado e proteção do consumidor, e a AORP, que apresentou uma parceria inédita com a marca de vinhos Aveleda, dando origem a uma exposição exclusiva que celebra a ligação entre a ourivesaria e o universo vínico.
A estrear-se no Alfândega Joias, a INCM-Contrastaria assume um papel diferente dos restantes expositores, já que promove a defesa do consumidor e garante a regulação do mercado. “O nosso objetivo é mostrar o trabalho que tem vindo a ser feito pela INCM-Contrastaria e enfatizar a relevância da regulação do mercado”.
A AORP volta a marcar presença, mas, desta vez, com uma colaboração inédita com a marca de vinhos Aveleda. “Com vista a tirar partido da potencial sinergia entre os setores da ourivesaria e dos vinhos, a AORP e a Aveleda unem forças para dar vida a uma exposição exclusiva de peças de joalharia inspiradas na essência da natureza terrestre, que expressam os valores de identidade, origem e excelência”.
A edição de 2025 decorreu nas Furnas Nascente da Alfândega do Porto, um espaço histórico junto ao rio Douro, que conferiu ao evento um cenário único e inspirador.